Cemitério da Consolação: Curiosidades:

Cemitério da Consolação: Curiosidades:

Os cemitérios podem ser museus a céu aberto, conforme já citamos em postagens mais antigas. O Cemitério da Consolação é um capitulo á parte. Localizado em uma área nobre da Cidade de São Paulo, foi a escolha de muitas famílias importantes e personalidades históricas. Além de possuir belas obras de escultores de todo Brasil, que descrevem um pouco da importância histórica e cultural do local.

Encontramos no site São Paulo Antiga, uma lista com alguns que se destacam no Cemitério, vamos a eles:

FUNDADOR DA CIDADE DE OSASCO (Rua 16 / Terreno 15)

Antonio Giuseppe Agú, ou apenas Antonio Agu como é mais conhecido, foi um imigrante italiano e importante empreendedor no Estado de São Paulo. Ele faleceu em 25 de janeiro de 1909, causando bastante comoção na vila que fundou . O cortejo de seu corpo desde Osasco até o Cemitério da Consolação em São Paulo foi acompanhado à época por centenas de pessoas, entre funcionários, parentes, amigos e admiradores.

GRANDE EMPRESÁRIO DA INDÚSTRIA DE CIGARROS (Rua 37 / Terreno 22)

Sepultado neste belíssimo mausoléu, está o poderoso empresário Sabbado D`Angelo. Era dele a Sudan, uma das maiores indústrias brasileiras de tabaco. Em uma época que não haviam as restrições e proibições que são impostas ao fumo, seus cigarros eram dos mais queridos e consumidos na São Paulo antiga. O Comendador Sabbado D`Angelo faleceu na década de 30.

O GRANDE DEFENSOR DOS OPERÁRIOS

Ao falar de defensor dos trabalhadores, muitos talvez se lembrem somente de um ex-presidente da República, mas muito antes disso um grande cidadão paulistano já defendia os operários no início do século 20, em uma época em que os deveres eram muitos e os direitos eram quase nenhum. Este homem foi Afonso Celso Garcia da Luz, mais conhecido por Celso Garcia.

Faleceu no início de junho de 1908. Após sua morte a Prefeitura de São Paulo decidiu homenageá-lo renomeando a Avenida da Intendência, onde ele residia, para Avenida Celso Garcia, onde também for erguido o monumento em sua homenagem, que existe até hoje.

O FUNDADOR DAS LOJAS PIRANI (Rua 4)

Já ouviu falar no bairro Jardim Rodolfo Pirani ? A homenagem é realmente merecida quando descobrimos a história deste homem que trouxe tantos empregos em São Paulo. Quando falamos de Lojas Pirani as pessoas de mais idade lembram-se da famosa rede lojas que existia aqui na Cidade Paulista.

Suas lojas Pirani foram um sucesso e até hoje a marca está presente na memória de muitos paulistanos. Faleceu em 8 de maio de 1964, mas não sem deixar sua marca na história dos estabelecimentos comerciais de São Paulo.

Via: São Paulo Antiga

Instagram: @funeart_oficial

Facebook: funeart

www.funeart.com.br

atendimento@funeart.com.br

Youtube: funeart

Deixe um comentário